PLANO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
PERÍODO: 05 A 14 DE AGOSTO
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: AS CARACTERÍSTICAS DA ATMOSFERA TERRESTRE
1ª parte
Ø A
atmosfera
Ø O
ar e suas propriedades
Ø Incolor,
inodoro e insípido
OBJETIVOS
ü Compreender
o conceito de atmosfera,
ü Identificar
a composição de gases da atmosfera e compreender como parte deles é utilizado
pelos seres vivos.
ü Reconhecer
as propriedades do ar.
HISTÓRIA
CONTEÚDO
: COMO MARCAMOS A PASSAGEM DO TEMPO.
Ø Século:
um período de 100 anos.
Ø Relacionar
os algarismos romanos para registrar o século.
OBJETIVOS
ü Relacionar
século com : hora, minuto , segundo ,dia, mês, ano e década ,
ü Compreender
que as medidas de tempo também são utilizadas em história .
GEOGRAFIA
CONTEÚDO
: REPRESENTANDO O ESPAÇO
ü Tipos
de mapas
·
Mapa do Brasil
·
Mapa do relevo brasileiro
·
Mapa das atividades econômicas no Brasil
·
Mapa da distribuição da população na
região Sudeste
OBJETIVOS
ü Conhecer
os diferentes elementos que compõem um mapa( título, escala , legenda etc.)
ü Verificar
como os elementos de um mapa auxiliam na sua interpretação.
ü Verificar
que a leitura de um mapa na posição
horizontal facilita a compreensão do mesmo.
ARTE
OBJETIVOS:
ü Colorir
desenhos usando cores quentes e frias.
ü Criar
desenhos partindo de um referencial sugerido ( a própria mão).
EDUCAÇÃO
RELIGIOSA
OBJETIVOS
:
ü Leitura
de textos que favoreçam a reflexão sobre valores na família e ao nosso entorno.
MATEMÁTICA
CONTEÚDO
: REGIÃO PLANAS E SEUS CONTORNOS
OBJETIVOS:
ü Reconhecer
regiões planas e seus contornos
ü Identificar
regiões planas em objetos, obras de arte e de polígono.
ü Introduzir
a noção de segmento de reta e de polígono.
ü Classificar
polígono quanto ao seu número de lados.
ü Identificar
as regiões planas poligonais.
LÍNGUA
PORTUGUESA
CONTEÚDO:TEXTOS
COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS,TIRINHAS, DIÁRIOS, BLOG.
ESTUDOS
GRAMATICAIS:
ü Verbo
( presente, passado e futuro)
ü Sílabas,
produção de textos
ü Língua
falada e língua escrita.
ü Uso
de pronomes( Verbo : tempo e pessoa)
ü Produção
de texto.
ü O
uso do nh
ü Encontro
de consoantes na mesma sílaba (bl,gl,fl,TR,vr, ....)
ü Estudo
da palavra: Sílaba e tonicidade (revisão).
OBJETIVOS:
ü 2.6
- Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos orais ou escritos,
reconhecendo diferentes formas de tratar uma informação, em função das
condições em que o texto foi produzido e daquelas em que será recebido.
ü 2.7
Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo
capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas,
inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.
ü 2.8
Inferir pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.
ü Identificar
verbo no passado, presente e futuro.
ü Usar
corretamente os pronomes pessoais em frases e textos.
ü
ü 2.9
Identificar variedades linguísticas que concorrem para a construção do sentido
do texto, isto é, reconhecer as marcas da linguagem coloquial ou da linguagem
formal, identificando o locutor ou o interlocutor por meio dessas marcas.
ü 2.14
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: tempo, espaço,
causa, consequência.
ü 2.17
Interpretar textos levando em conta pistas gráficas (caixa alta, grifo, etc),
imagens (fotos, ilustrações, gráficos, etc) e elementos contextualizadores
(data, local, suporte, etc).
ü 2.20
Ler oralmente com fluência e expressividade. (com ritmo, entonação adequada)
ü 2.21
Ler silenciosamente com compreensão e autonomia.
ü 3.3
Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso. (Consoantes
homorgânicas são aquelas cuja pronúncia se dá no mesmo ponto de articulação. A
diferença entre os pares está na sonoridade. (nh,bl,br /outras).
ü 4.11
Produzir resumos pertinentes dos textos lidos, isto é, sendo fiel ao tema do
texto.
ü 2.14
Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: conclusão,
comparação, entre outras.OBS: revisar: tempo, espaço, causa, consequência,
finalidade, condição e oposição.
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