Alfabetização
A alfabetização é vista como a construção de um
conhecimento, construção de um conceito do que é ler e escrever, que tem
suporte não só na criatividade e no raciocínio lógico da criança, mas também
nas suas relações sócio-afetivas . A alfabetização vista assim é a apropriação
de um objeto conceitual que implica o estabelecimento de correspondência entre
dois modos: o da representação oral e o da escrita. Nesta perspectiva, ler e
escrever não é decifrar textos e copiar, e sim uma nova maneira de se
expressar, de se comunicar com os outros e com o mundo.
Método 1 – Voltado para o Ensino
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Não
valoriza o que o aluno já sabe, ele planeja suas aulas como se todos os
alunos possuíssem o mesmo conhecimento.
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Consiste
em codificar e decodificar letras e sons.
Só
consegue ler depois de dominar a técnica da leitura e da escrita.
·
É
caracterizado pela correspondência do som com a grafia e pela relação de
correspondência entre as letras para a palavra (partes para o todo). É
caracterizado pela memorização do nome das letras (regras de sonorização e
correspondência com a escrita).
·
A
aprendizagem da leitura e escrita neste método é vista de forma mecânica;
trata-se de adquirir uma técnica para decifrar o texto, porque se concebe a
escrita como a transcrição gráfica da linguagem oral e ler equivale a
decodificar o escrito em som
·
A
avaliação contempla apenas o que foi ensinado,constitui-se do que o aluno
precisa dominar e repetir.
O
que conta são os erros e não os acertos, se errou tem que voltar atrás e
repetir a lição.
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Os
cadernos dos alunos estão cheios de escritas,usando formas ortográficas já
dominadas por eles,impossibilitando a produção de textos reais, o uso real da
linguagem.
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Método 2 – Voltado para a Aprendizagem
Ø Antes de planejar o professor
explora os conhecimentos prévios dos alunos,valorizando o que o aluno já
sabe.
Ø
O aluno é levado a
aprender pela realização da tarefa nas mesmas condições que são encontradas
na realidade.
Ø
O aluno, por seu lado,
deve desempenhar as atividades da mesma forma como foi instruído em fazê-lo,
pois esta será a maneira correta de sua execução nos casos reais. Este é o
método mais adequado para desenvolver habilidades físicas do aluno a fim de
que este possa repetir tal tarefa, em seu exercício profissional, de modo
satisfatório e sem grandes supervisões.
Ø A aprendizagem da leitura não ocorre
desvinculada do contexto social é construído através da reflexão. A técnica a
ser usada se apóia nas explicações adequadas, transmitidas ao aprendiz nos
momentos oportunos.
Ø A avaliação possui o objetivo de
analisar as decisões tomadas pelo aluno ao fazer o que fez, do jeito que fez,
para que o professor possa dar explicações adequadas e para que o aluno
melhore e dê um passo adiante na formação de seus conhecimentos.
Ø O aluno aprende primeiro a
ler,depois a escrever e somente então passa a se preocupar com a ortografia. Os
textos escritos por ele possui sentido e está ligado a sua vida real.
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