Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comparação do Método voltado para o Ensino e do Método voltado para a Aprendizagem


Alfabetização

A alfabetização é vista como a construção de um conhecimento, construção de um conceito do que é ler e escrever, que tem suporte não só na criatividade e no raciocínio lógico da criança, mas também nas suas relações sócio-afetivas . A alfabetização vista assim é a apropriação de um objeto conceitual que implica o estabelecimento de correspondência entre dois modos: o da representação oral e o da escrita. Nesta perspectiva, ler e escrever não é decifrar textos e copiar, e sim uma nova maneira de se expressar, de se comunicar com os outros e com o mundo.

Método 1 – Voltado para o Ensino

·         Não valoriza o que o aluno já sabe, ele planeja suas aulas como se todos os alunos possuíssem o mesmo conhecimento.

·         Consiste em codificar e decodificar letras e sons.
Só consegue ler depois de dominar a técnica da leitura e da escrita.

·         É caracterizado pela correspondência do som com a grafia e pela relação de correspondência entre as letras para a palavra (partes para o todo). É caracterizado pela memorização do nome das letras (regras de sonorização e correspondência com a escrita).



·         A aprendizagem da leitura e escrita neste método é vista de forma mecânica; trata-se de adquirir uma técnica para decifrar o texto, porque se concebe a escrita como a transcrição gráfica da linguagem oral e ler equivale a decodificar o escrito em som

·         A avaliação contempla apenas o que foi ensinado,constitui-se do que o aluno precisa dominar e repetir.
O que conta são os erros e não os acertos, se errou tem que voltar atrás e repetir  a lição.


·         Os cadernos dos alunos estão cheios de escritas,usando formas ortográficas já dominadas por eles,impossibilitando a produção de textos reais, o uso real da linguagem.







Método 2 – Voltado para a Aprendizagem

Ø  Antes de planejar o professor explora os conhecimentos prévios dos alunos,valorizando o que o aluno já sabe.


Ø  O aluno é levado a aprender pela realização da tarefa nas mesmas condições que são encontradas na realidade.

Ø  O aluno, por seu lado, deve desempenhar as atividades da mesma forma como foi instruído em fazê-lo, pois esta será a maneira correta de sua execução nos casos reais. Este é o método mais adequado para desenvolver habilidades físicas do aluno a fim de que este possa repetir tal tarefa, em seu exercício profissional, de modo satisfatório e sem grandes supervisões.
Ø  A aprendizagem da leitura não ocorre desvinculada do contexto social é construído através da reflexão. A técnica a ser usada se apóia nas explicações adequadas, transmitidas ao aprendiz nos momentos oportunos.


Ø  A avaliação possui o objetivo de analisar as decisões tomadas pelo aluno ao fazer o que fez, do jeito que fez, para que o professor possa dar explicações adequadas e para que o aluno melhore e dê um passo adiante na formação de seus conhecimentos.

Ø  O aluno aprende primeiro a ler,depois a escrever e somente então passa a se preocupar com a ortografia. Os textos escritos por ele possui sentido e está ligado a sua vida real.









Nenhum comentário: