Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS


1) Leia o poema e localize nele nomes de animais vertebrados.

  Alma pantaneira

[...] Pantanal de tantas cores .
Abelhas beijando flores
Pra gerar o doce mel.
Corredeira dá dourado
No poço pego pintado
No remanso tem pacu.
[...] Jacaré dorme na praia
De um cochilo que desmaia
Nos pés de um babaçu.

MUNARI, Rodrigo Pereira.

a) Feita a leitura, anote o nome de dois animais vertebrados, de grupos diferentes, que são citados no poema. ____________________________________________

b) Pensando no esqueleto e na cobertura do corpo, em que esses animais se assemelham? E em que eles diferem? __________________________________________________

c) Na poesia aparece um animal invertebrado. Qual a importância desse animal para as flores?
_____________________________________________________________

2) Vamos montar uma “Ficha do bicho?”. Para isso, leia e interprete a imagem; depois, preencha os espaços a seguir.
(Foto de um animal de sua escolha)
Nome do animal: _______________________________________________
• Grupo vertebrado ao qual pertence: ________________________________
• Ambiente em que vive: __________________________________________
• Tipo de cobertura do corpo: _______________________________________
• Tipos de membros locomotores: ___________________________________
• Hábito alimentar mais provável: ___________________________________

3) Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões.

Sapo cururu

O sapo cururu é o anfíbio mais comum na a fauna brasileira, medindo entre 10 e 15 cm. Os machos possuem uma coloração amarelo-parda ou até esverdeada e são menores que as fêmeas, que, por sua vez, são de coloração marrom. Você sabia que o sapo cururu possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça? Ele possui esse mecanismo para se defender de um possível predador. Por exemplo, uma serpente. Quando ele se depara com uma cobra, ele levanta as patas, ficando mais esticado e parecendo maior, e inclina-se como se oferecesse as glândulas de veneno para que a cobre mordesse. Na maioria das vezes esse mecanismo funciona, pois mesmo que a cobra o morda, ela logo perceberá que ele tem um gosto desagradável, devido ao seu veneno, e por esse motivo ela o soltará [...]

a) A que animal esse texto se refere? Ele pertence a qual grupo dos vertebrados? __________________________________________________________________

b) Segundo o texto: • Em que características físicas os machos dessa espécie diferem das fêmeas? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

• Anote o nome de um o predador desse animal. Esse animal é um herbívoro, carnívoro ou onívoro? Explique por quê. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

• Que mecanismo de defesa ele utiliza contra esse predador? _________________________________________________________________________

Leia com atenção e marque um x na resposta certa.

4) Os vegetais, assim como os animais, nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. Ao longo da vida, o organismo vegetal exerce algumas funções como as do organismo animal, porém de maneira diferente.

a) Os animais precisam para sobreviver de____________________

( ) água , luz solar e terra fértil                    ( ) apenas luz e calor do sol


b) _______________são seres vivos capazes de fabricar seu próprio alimento.

( ) As plantas                              ( ) Os animais

c) “ Curtindo o sol numa boa”, a palavra em destaque só não tem o mesmo significado de:

  ( ) aproveitando             ( ) divertindo                       ( )queimando
  
d) O horário próprio para banho de sol é:

  ( ) Antes das 16 horas.
 ( ) Antes das 12 horas e depois de 15 horas.
( ) Antes das 9 horas e depois de 15 horas.

5) Marque V nas frases verdadeiras e F nas frases que forem falsas.

( ) O sol é um astro que não tem luz própria, pois não é uma estrela.
( ) A luz solar é fundamental para os vegetais, uma vez que permite a eles a realização de suas funções vitais.
( ) A energia solar é utilizada pelos vegetais durante o processo de produção de seu alimento, chamado fotossíntese .

 6) Complete as frases com as palavras destacadas de maneira que fiquem corretas.

pessoas – animais – solo – crescem

  a) O ________________ é a parte da crosta terrestre onde nascem e ______________diversas

plantas, onde vivem as _______________e muitos outros _______________________.

7) Alimentação equilibrada mantém a saúde Uma boa alimentação precisa ser variada, porque cada alimento tem uma função em nosso organismo. As vitaminas são encontradas nas verduras, nas hortaliças. Elas defendem nosso organismo das doenças. As carnes, os ovos, o leite e seus derivados possuem proteínas. As proteínas nos ajudam a crescer. Os ossos e os dentes ficam fortes com esses alimentos. Existem ainda os alimentos que fornecem energia ao corpo, repondo o que é gasto nas atividades diárias. São exemplos: pães, massas, açúcar, gorduras.

     Coloque V para alimentos que fornecem vitaminas; E para alimentos que fornecem energia e P para alimentos que fornecem proteína.

( ) leite ( ) doces ( )alface ( )maçã ( )peixe ( )chocolate ( )salsicha ( )pão ( )arroz ( )carne ( )bife

DESMATAMENTO: PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES VIVOS. 8) Nas florestas, nas matas, os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia. Desenhe no quadro abaixo uma paisagem completa, com lagos, árvores, animais e plantas. 9) Observe o desenho abaixo. Muitas florestas acabam dessa maneira. (tirinha homem desmatando)

Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.

Agora, segundo o que você aprendeu responda:

a) O que é o desmatamento? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

10) Quando o homem desmata a floresta ele está prejudicando a natureza? Explique por quê? __________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Nenhum comentário: