Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

PLANO DE PRÁTICA DO MÊS DE AGOSTO 2013

PLANO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
PERÍODO: 05 A 14 DE AGOSTO
CIÊNCIAS
CONTEÚDO: AS CARACTERÍSTICAS DA ATMOSFERA TERRESTRE
1ª parte
Ø  A atmosfera
Ø  O ar e suas propriedades
Ø  Incolor, inodoro e insípido

OBJETIVOS
ü  Compreender o conceito de atmosfera,
ü  Identificar a composição de gases da atmosfera e compreender como parte deles é utilizado pelos seres vivos.
ü  Reconhecer as propriedades do ar.


HISTÓRIA

CONTEÚDO :  COMO MARCAMOS A PASSAGEM DO TEMPO.

Ø  Século: um período de 100 anos.
Ø  Relacionar os algarismos romanos para registrar o século.

OBJETIVOS
ü  Relacionar século com : hora, minuto , segundo ,dia, mês, ano e década ,
ü  Compreender que as medidas de tempo também são utilizadas em história .


GEOGRAFIA

CONTEÚDO : REPRESENTANDO O ESPAÇO

ü  Tipos de mapas
·         Mapa do Brasil
·         Mapa do relevo brasileiro
·         Mapa das atividades econômicas no Brasil
·         Mapa da distribuição da população na região Sudeste


OBJETIVOS
ü  Conhecer os diferentes elementos que compõem um mapa( título, escala , legenda etc.)
ü  Verificar como os elementos de um mapa auxiliam na sua interpretação.
ü  Verificar que a leitura de um mapa na posição  horizontal facilita a compreensão do mesmo.

ARTE
OBJETIVOS:
ü  Colorir desenhos usando cores quentes e frias.
ü  Criar desenhos partindo de um referencial sugerido ( a própria mão).


EDUCAÇÃO RELIGIOSA

OBJETIVOS :

ü  Leitura de textos que favoreçam a reflexão sobre valores na família e ao nosso entorno.

MATEMÁTICA

CONTEÚDO :  REGIÃO PLANAS E SEUS CONTORNOS

OBJETIVOS:

ü  Reconhecer regiões planas e seus contornos
ü  Identificar regiões planas em objetos, obras de arte e de polígono.
ü  Introduzir a noção de segmento de reta e de polígono.
ü  Classificar polígono quanto ao seu número de lados.
ü  Identificar as regiões planas poligonais.


LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDO:TEXTOS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS,TIRINHAS, DIÁRIOS, BLOG.

ESTUDOS GRAMATICAIS:

ü  Verbo ( presente, passado e futuro)
ü  Sílabas, produção de textos
ü  Língua falada e língua escrita.
ü  Uso de pronomes( Verbo : tempo e pessoa)
ü  Produção de texto.
ü  O uso do nh
ü  Encontro de consoantes na mesma sílaba (bl,gl,fl,TR,vr, ....)
ü  Estudo da palavra: Sílaba e tonicidade (revisão).




OBJETIVOS:


ü  2.6 - Relacionar o texto que está sendo lido a outros textos orais ou escritos, reconhecendo diferentes formas de tratar uma informação, em função das condições em que o texto foi produzido e daquelas em que será recebido.


ü  2.7 Compreender globalmente os textos lidos, identificando o tema central, sendo capaz de localizar informações explícitas e de inferir informações implícitas, inter-relacionando essas informações no processo de compreensão.

ü  2.8 Inferir pelo contexto o sentido das palavras ou expressões.


ü  Identificar verbo no passado, presente e futuro.

ü  Usar corretamente os pronomes pessoais em frases e textos.
ü   
ü  2.9 Identificar variedades linguísticas que concorrem para a construção do sentido do texto, isto é, reconhecer as marcas da linguagem coloquial ou da linguagem formal, identificando o locutor ou o interlocutor por meio dessas marcas.

ü  2.14 Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: tempo, espaço, causa, consequência.


ü  2.17 Interpretar textos levando em conta pistas gráficas (caixa alta, grifo, etc), imagens (fotos, ilustrações, gráficos, etc) e elementos contextualizadores (data, local, suporte, etc).

ü  2.20 Ler oralmente com fluência e expressividade. (com ritmo, entonação adequada)


ü  2.21 Ler silenciosamente com compreensão e autonomia.

ü  3.3 Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar seu uso. (Consoantes homorgânicas são aquelas cuja pronúncia se dá no mesmo ponto de articulação. A diferença entre os pares está na sonoridade. (nh,bl,br /outras).


ü  4.11 Produzir resumos pertinentes dos textos lidos, isto é, sendo fiel ao tema do texto.

ü  2.14 Reconhecer as relações que organizam o conteúdo dos textos: conclusão, comparação, entre outras.OBS: revisar: tempo, espaço, causa, consequência, finalidade, condição e oposição.


Nenhum comentário: