Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

OBJETIVOS DE ENSINO DO 4º ANO DO CICLO COMPLENTAR


OBJETIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

-Reconhecer diferentes gêneros textuais.
-Reconhecer a função social apresentada em cada s idéias do texto por meio da leitura silenciosa.
-Ler com fluência e expressividade.
-Identificar a que personagens se referem algumas ações do texto.
-Compreender o texto por meio da leitura silenciosa.
-Identificar o narrador de cada história.
-Identificar as diferenças entre histórias em quadrinhos e os textos narrativos.
-Reconhecer efeitos de humor e ironia nos textos em quadrinho.
-Interpretar textos em quadrinhos que apresenta linguagem verbal e não verbal.
-Perceber a estrutura dessa tipologia textual.
-Ser capaz de criar um aviso ou um bilhete a partir de um tema escolhido.
-Ler e perceber a\ função e as características desse gênero textual.
-Identificar a finalidade da receita.
-Identificar recursos usados para transmitir o modo de fazer.
-Estabelecer a relação entre os ingredientes e modo de fazer.
-Perceber que a carta possui estética própria.
-Identificar remetente em uma carta.
-Identificar o destinatário de uma carta.
-Ser capaz de escrever uma carta a partir de um tema.
-Saber preencher corretamente o envelope.
-Reconhecer a importância do uso dos sinais de pontuação em piadas para dar clareza ao texto e expressar emoções.
-Perceber que a anedota geralmente aparece em forma de diálogo.
-Perceber a importância do jeito de contar uma piada para que as pessoas achem graça.
-Perceber efeito de humor e ironia em um texto.
-Perceber a relação causa/conseqüência entre elementos em um texto.
-Perceber discurso do narrador e diálogo do personagem.
-Perceber que a anedota geralmente aparece em forma de diálogo.
-Identificar partes que compõe um cheque.
-Reconhecer a função da assinatura no cheque.
-Perceber a importância de um bom nome na sociedade
-Perceber que a rima dá sonoridade ao poema.
-Perceber que a qualidade literária do poema não se limita à existência de rimas.
-Perceber o ritmo, a sonoridade e a expressividade do poema.
-Observar como o texto se distribui pela página.
-Compreender o conceito de verso e estrofes.
-Perceber que as rimas não precisam estar sempre no final dos versos.
-Reconhecer características de personagens em diferentes estrofes.
-Fazer leitura de poemas em voz alta.
-Perceber diferenças entre um texto narrativo e um poema.
-Ler para realizar inferências e formular hipóteses sobre o assunto.
-Reconhecer que as fábulas trazem sempre um ensinamento para a nossa prática.
-Rever conceitos de fábulas.
--Compreender as fábulas e suas morais por meio da leitura silenciosa.
-Identificar as características das personagens das fábulas.
-Relacionar os fatos históricos com situações do cotidiano escolar e doméstico.
-Ler algumas morais e emitir opiniões sobre ela.
-Escolher a moral com se identifica e justificar a escolha.
-Perceber a pontuação usada para indicar as falas das personagens.
-Compreender o que é o resumo de uma notícia.
-Identificar a página de jornal em que aparecem resumos da notícia.
-Identificar a função e as características do gênero resumo da notícia.
-Reconhecer a importância das fotos que ilustram as notícias.
-Identificar partes que compõe um jornal.
-Identificação do título da notícia.
-Localizar informações importantes na notícia.
-Opinar sobre o tema da notícia.
-Perceber a importância da fala do narrador para organizar os diálogos nos textos narrativos.
-Ler o texto em voz alta com entonação correta, de acordo com os sinais de pontuação.
-Compreender que uma das funções da leitura é ler para lembrar depois o que foi lido e retirar informações importantes para melhorar nossa vida.
-Compreender um texto por meio das imagens e das informações.
-Relacionar as ilustrações com o público-alvo a que se destina o texto.
-Perceber recursos visuais usados no texto, para evidenciar informações.
-Localizar informações explícitas em um texto.
-Inferir uma informação implícita em um texto.
-Identificar o tema de um texto;
-Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
-Interpretar textos com auxílio de material gráfico diversos.
-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
-Estabelecer causa conseqüência entre partes e elementos do texto;
-Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
-Estabelecer relações lógico-discursivas no texto, marcadas por elementos lingüísticos.
-Perceber que os textos narrativos se desenvolvem a partir de um mais conflitos.
-Ler várias opiniões sobre um mesmo tema e escolher uma delas, justificando a escolha.
-Distinguir a linguagem coloquial da linguagem formal 
-grafar corretamente as palavras,usando adequadamente as letras a que compete cada palavra.
-Identificar consoantes ,vogais
-Usar corretamente o dicionário.
-Agrupar corretamente palavras com encontro vocálico, com encontro consonantal.
-Rever noção de tonicidade.
-Identificar sílaba tônica de uma palavra.
-Classificar sílaba tônica.
-Compreender conceito de dígrafos.
-Distinguir dígrafos de encontro consonantal.
-Reconhecer dígrafos que ficam na mesma sílaba e em sílabas separadas.
-Reconhecer dígrafos nasal.
-reconhecer as principais interjeições.
-Compreender o que as interjeições expressam.
-Perceber a função das interjeições no texto.
-Identificar a pontuação usada nas interjeições.
-Compreender o conceito de substantivos epicenos,comum de dois gêneros e sobrecomuns.
-Aplicar corretamente o gênero desses substantivos.
-Compreender o uso da vírgula.
-Empregar corretamente a vírgula nos vocativos.
-Compreender e identificar adjetivos pátrios relacionados a cada estado brasileiro.
-Identificar adjetivos em frases e textos,percebendo a diferença entre adjetivos e locução adjetiva.
-Conhecer alguns advérbios.
-Classificar advérbios.
-Perceber a função dos advérbios em textos.
-Compreender o conceito de locução adverbial.
-Perceber a função dos pronomes pessoais de tratamento.
-Conhecer os pronomes pessoais de tratamento e suas principais abreviaturas.
-Empregar corretamente os pronomes pessoais de tratamento.
-Conhecer e compreender o conceito de pronomes demonstrativos e de pronomes possessivos.
-Identificar verbos no presente,pretérito e futuro.
-Reconhecer verbos no infinitivo.
-Compreender o que indicam os verbos nos modos indicativo ,subjuntivo e imperativo.
-Empregar corretamente o verbo.
-Participar de situações que envolvam os usos da linguagem nas diversas interações do cotidiano escolar.
- experiências vividas, respeitando a seqüência temporal e causal.
-Recontar histórias conhecidas, apropriando-se das características do texto modelo.
-Ser capaz de escrever bilhetes, avisos,cartas.
-Reproduzir de memória jogos verbais, participando de brincadeiras tradicionais.
-Recitar poemas, explorando o plano expressivo da linguagem oral.
-Escrever poesias com jogos de palavras rimadas.
-Atuar em jogos dramáticos improvisados ou em peças ensaiadas previamente.
-Participar em debates, desenvolvendo a capacidade argumentativa.
-Expor temas preparados previamente.
-Produzir textos (coletivos, em duplas ou individuais), ditando-os ao professor ou escrevendo de próprio punho a partir dos conhecimentos de que dispõe sobre o sistema de escrita da língua portuguesa:
-Transcrevendo textos que saiba de memória;
-Reproduzindo textos, apropriando-se das características do gênero;
-Produzindo texto a partir do decalque de modelos;
-Produzindo textos de autoria a partir de necessidades e escolhas pessoais.
-Retomar o texto para saber o que já está escrito e o que ainda falta escrever.
-Apropriar-se das diferenças entre a modalidade oral e a escrita da língua, considerando o gênero e a situação de interação.
-Realizar várias versões de um mesmo texto, quando necessário.
-Reescrever histórias ouvidas, fazendo o detalhamento dos fatos.





OBJETIVOS DE MATEMÁTICA
NÚMEROS

-Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura
e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de
  qualquer ordem de grandeza.
„ -Reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diários nas   representações fracionária e decimal.
„- Explorar diferentes significados das frações em situações-problema: parte e
todo, quociente e razão.
„- Escrever números racionais de uso freqüente nas representações fracionária e
decimal e localizar alguns deles na reta numérica.
„ -Comparar e ordenar números racionais de uso freqüente nas representações
fracionária e decimal.
„- Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações
gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.

OPERAÇÕES

-Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.
„ -Resolver adições com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do
uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e da calculadora,
e usar métodos de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
„- Resolver subtrações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e
do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e da calculadora, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo
mental ou da calculadora.
„- Resolver multiplicações com números naturais, por meio de técnicas operatórias
convencionais, do cálculo mental e da calculadora, e usar estratégias de verifica-
ção e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
„- Resolver divisões com números naturais, por meio de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e da calculadora, e usar estratégias de verificação
e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
„ -Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo
diferentes significados da adição e subtração envolvendo números racionais
escritos na forma decimal.
„ -Calcular o resultado da adição e subtração de números racionais na forma decimal, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias
convencionais.
„- Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário,
como 10%, 20%, 50%, 25%.
„ -Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de
objetos e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.
„ -Explorar a idéia de probabilidade em situações-problema simples.

  
ESPAÇO E FORMA

-Descrever, interpretar e representar por meio de desenhos a localização ou a
movimentação de uma pessoa ou um objeto.
„ -Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as
pirâmides e outros)

„- Identificar relações entre o número de elementos – como faces, vértices e arestas – de um poliedro.
„ -Explorar planificações de alguns poliedros e corpos redondos.
„- Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, considerando seu número
de lados e de ângulos.
„- Compor e decompor figuras planas e identificar que qualquer polígono pode ser
composto a partir de figuras triangulares.
„ -Ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.

GRANDEZAS E MEDIDAS

- Utilizar unidades usuais de tempo e temperatura em situações-problema.
„- Utilizar unidades usuais de temperatura em situações-problema.
„- Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
„- Utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade em situações problema.
„- Calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
„ -Compreender a área como a medida da superfície de uma figura plana.
„ -Calcular área de retângulos ou quadrados desenhados em malhas quadriculadas ou não.
„ -Resolver situações-problema que envolva o significado de unidades de medidas
de superfície.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

- Resolver situações-problema utilizando dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.
„- Resolver situações-problema em que os dados são apresentados por meio de
gráficos de colunas ou gráficos de barras.
„- Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linha.
„ -Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de
setor.
„ -Construir tabelas e gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em
textos jornalísticos.


OBJETIVOS DE ARTES

-Valorizar a cultura popular;
-Desenvolver, aplicar a percepção espacial ( capacidade de ver e observar  o mundo que o cerca) ;
-Criar composições artísticas utilizando  recorte e colagem;
-Explorar e identificar elementos artísticos ampliando o repertório da comunicação visual e tátil;
-Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
-Orientar o uso de curvas, linhas e pontos.
-Estimular a composição de estórias e textos partindo de recortes e colagens.
-Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores secundárias.
-Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
-Expressar-se através da construção de maquetes observando a proporcionalidade.
-Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.

OBJETIVOS DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
-Manifestar suas preferências, seus desejos e desagrados;enfrentar os medos das perdas e sentimentos de frustrações;
-Desenvolver relações sócio afetivas;
-Desenvolver autonomia mediante realização de algumas ações simples do cotidiano, sozinho;
-Fortalecer sua auto-estima estabelecendo vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
-Exercitar suas possibilidades de enfrentar novos desafios.

-Exercitar o silêncio interior como forma de ir aprendendo a ouvir, respeitar, valorizar e partilhar com o outro os pontos de vista convergentes e divergentes.
-Conversar espontaneamente, manifestando suas preferências, seus desejos e desagrados, escutando o outro com atenção.
-Compartilhar com o outro suas dúvidas.
-Descobrir sozinho formas de resolver situações-problema do cotidiano escolar, refletindo sobre ações corriqueiras.
-Estabelecer diálogos, expressando-se com clareza, convicção, entendendo os diferentes pontos de vista.
-Identificar e nomear os símbolos mais significativos de cada tradição religiosa, principalmente do seu contexto social demonstrando interesse e respeito.
-Compreender o outro a fim de melhor se compreender.
-Construir seu conhecimento a partir da observação do que constata, pela reflexão do que observa e pela informação sobre o que reflete.
-Despertar para a importância da relação com o outro, da vida e tudo que a envolve.
-Aperfeiçoar as relações interpessoais, tendo segurança de seus juízos de valores
-Identificando situações de discriminações e preconceitos possibilitando mudanças comportamentais.
-Dar importância ao diálogo na construção do conhecimento sobre si e sobre o outro.
-Desenvolver atitudes de interesse e curiosidade em relação à religião do outro.
-Exercitar suas possibilidades de enfrentar novos desafios e sentimentos de frustrações.
-Agir com autonomia na realização de tarefas simples do cotidiano.
-Estabelecer relações sócio afetivas, fortalecendo sua auto-estima.






OBJETIVOS DE CIÊNCIAS

· Reconhecer a interligação entre os sistemas, identificando os órgãos
que compõem estes sistemas;
· Compreender por que precisamos nos alimentar e o que os alimentos
fornecem;
· Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis;
· Identificar a importância da classificação no estudo dos animais,
reconhecendo as características usadas para classificar os principais
grupos de animais vertebrados e invertebrados estabelecendo relações
entre os esqueletos e formas de reprodução encontrada nesses animais;
· Compreender o processo da fotossíntese e que as plantas precisam de
energia para viver;
· Identificar como as plantas se reproduzem;
· Perceber a existência de outros seres vivos, além das plantas e dos
animais;
· Reconhecer a importância da decomposição na natureza;
· Identificar os componentes de um ecossistema que estão relacionados
entre si;
· Reconhecer a importância da alimentação para os seres vivos;
· Compreender que existem materiais naturais e materiais artificiais e
que conhecer as características destes materiais é fundamental para
usá-los adequadamente;
· Reconhecer que a máquina permite a realização de um trabalho com
menos esforço;
· Perceber a importância da luz e do calor para a sociedade humana;
· Identificar os principais astros do sistema solar e suas características;
· Conscientizar-se da importância da nutrição e da higiene para a
manutenção de um corpo saudável;
· Relacionar conceitos aprendidos em sala de aula com o cotidiano;
· Compreender que os alimentos industrializados passam por processos
de transformação e a importância de sua conservação.

-Compreender e tomar decisões acerca das questões científicas do meio em que vivemos,
defendendo os interesses da sociedade;
· Reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações;
· Desenvolver uma postura crítica e responsável em relação aos diferentes problemas de higiene, saúde e preservação ambiental;
· Valorizar e respeitar o corpo humano, adquirindo hábitos saudáveis e contribuindo para o
crescimento coletivo;
· Adotar uma postura mais atuante e comprometida com o meio onde vivemos.




OBJETIVOS DE HISTÓRIA

 -Conhecer a história do município relacionando-a com a História de do Brasil.
-Identificar fatos importantes da nossa história relacionando com a chegada dos portugueses.
-Valorizar a raça indígena,conhecendo seu modo de viver e a influência dos mesmos em nossa cultura.
 -Conhecer a composição e atribuições dos poderes na administração municipal;
- Conhecer as leis que regem o município;
- Reconhecer os grupos formadores da população do município;
-Compreender emigração diferenciando de imigração.
- Seriar as diferentes imigrações que deram origem à formação do município;
- Conhecer os aspectos marcantes da arquitetura do município;
- Conhecer os símbolos do município.
 -Compreender a cultura local.

OBJETIVOS DE GEOGRAFIA

 -Reconhecer a importância dos mapas, plantas e legendas;
- Elaborar legenda simples;
- Identificar elementos de um mapa;
- Identificar diferentes tipos de espaço do Município;
- Localizar o município no estado, país e continente;
- Diferenciar conceitos de fronteiras e limites;
- Elaborar mapas do município;
- Identificar funções do espaço urbano e rural;
- Caracterizar principais aspectos físicos do município
- Reconhecer que a atividade agropecuária transforma o relevo;
-Identificar os principais tipos de relevos.
_Compreender o ciclo da água na natureza.
- Reconhecer a importância dos rios;
- Relatar as mudanças ocorridas na paisagem do município;
- Valorizar as atividades turísticas do município;




Nenhum comentário: