OBJETIVOS
DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
-Reconhecer diferentes gêneros textuais.
-Reconhecer a função social apresentada em cada s idéias do texto por
meio da leitura silenciosa.
-Ler com fluência e expressividade.
-Identificar a que personagens se referem algumas ações do texto.
-Compreender o texto por meio da leitura silenciosa.
-Identificar o narrador de cada história.
-Identificar as diferenças entre histórias em quadrinhos e os textos
narrativos.
-Reconhecer efeitos de humor e ironia nos textos em quadrinho.
-Interpretar textos em quadrinhos que apresenta linguagem verbal e
não verbal.
-Perceber a estrutura dessa tipologia textual.
-Ser capaz de criar um aviso ou um bilhete a partir de um tema
escolhido.
-Ler e perceber a\ função e as características desse gênero textual.
-Identificar a finalidade da receita.
-Identificar recursos usados para transmitir o modo de fazer.
-Estabelecer a relação entre os ingredientes e modo de fazer.
-Perceber que a carta possui estética própria.
-Identificar remetente em uma carta.
-Identificar o destinatário de uma carta.
-Ser capaz de escrever uma carta a partir de um tema.
-Saber preencher corretamente o envelope.
-Reconhecer a importância do uso dos sinais de pontuação em piadas
para dar clareza ao texto e expressar emoções.
-Perceber que a anedota
geralmente aparece em forma de diálogo.
-Perceber a importância do
jeito de contar uma piada para que as pessoas achem graça.
-Perceber efeito de humor e
ironia em um texto.
-Perceber a relação
causa/conseqüência entre elementos em um texto.
-Perceber discurso do
narrador e diálogo do personagem.
-Perceber que a anedota
geralmente aparece em forma de diálogo.
-Identificar partes que
compõe um cheque.
-Reconhecer a função da
assinatura no cheque.
-Perceber a importância de um bom nome na sociedade
-Perceber que a rima dá
sonoridade ao poema.
-Perceber que a qualidade
literária do poema não se limita à existência de rimas.
-Perceber o ritmo, a
sonoridade e a expressividade do poema.
-Observar como o texto se
distribui pela página.
-Compreender o conceito de
verso e estrofes.
-Perceber que as rimas não
precisam estar sempre no final dos versos.
-Reconhecer características
de personagens em diferentes estrofes.
-Fazer leitura de poemas em
voz alta.
-Perceber diferenças entre um
texto narrativo e um poema.
-Ler para realizar
inferências e formular hipóteses sobre o assunto.
-Reconhecer que as fábulas
trazem sempre um ensinamento para a nossa prática.
-Rever conceitos de fábulas.
--Compreender as fábulas e suas morais por meio da leitura
silenciosa.
-Identificar as características das personagens das fábulas.
-Relacionar os fatos históricos com situações do cotidiano escolar e
doméstico.
-Ler algumas morais e emitir opiniões sobre ela.
-Escolher a moral com se identifica e justificar a escolha.
-Perceber a pontuação usada para indicar as falas das personagens.
-Compreender o que é o resumo de uma notícia.
-Identificar a página de jornal em que aparecem resumos da notícia.
-Identificar a função e as características do gênero resumo da notícia.
-Reconhecer a importância das fotos que ilustram as notícias.
-Identificar partes que compõe um jornal.
-Identificação do título da notícia.
-Localizar informações importantes na notícia.
-Opinar sobre o tema da notícia.
-Perceber a importância da fala do narrador para organizar os
diálogos nos textos narrativos.
-Ler o texto em voz alta com entonação correta, de acordo com os
sinais de pontuação.
-Compreender que uma das funções da leitura é ler para lembrar depois
o que foi lido e retirar informações importantes para melhorar nossa vida.
-Compreender um texto por meio das imagens e das informações.
-Relacionar as ilustrações com o público-alvo a que se destina o
texto.
-Perceber recursos visuais usados no texto, para evidenciar
informações.
-Localizar informações
explícitas em um texto.
-Inferir uma informação
implícita em um texto.
-Identificar o tema de um
texto;
-Distinguir um fato da
opinião relativa a esse fato.
-Interpretar textos com
auxílio de material gráfico diversos.
-Identificar a finalidade de
textos de diferentes gêneros.
-Estabelecer causa
conseqüência entre partes e elementos do texto;
-Identificar efeitos de
ironia ou humor em textos variados.
-Estabelecer relações
lógico-discursivas no texto, marcadas por elementos lingüísticos.
-Perceber que os textos
narrativos se desenvolvem a partir de um mais conflitos.
-Ler várias opiniões sobre um
mesmo tema e escolher uma delas, justificando a escolha.
-Distinguir a linguagem
coloquial da linguagem formal
-grafar corretamente as palavras,usando adequadamente as letras a que
compete cada palavra.
-Identificar consoantes ,vogais
-Usar corretamente o dicionário.
-Agrupar corretamente palavras com encontro vocálico, com encontro
consonantal.
-Rever noção de tonicidade.
-Identificar sílaba tônica de uma palavra.
-Classificar sílaba tônica.
-Compreender conceito de dígrafos.
-Distinguir dígrafos de encontro consonantal.
-Reconhecer dígrafos que ficam na mesma sílaba e em sílabas
separadas.
-Reconhecer dígrafos nasal.
-reconhecer as principais interjeições.
-Compreender o que as interjeições expressam.
-Perceber a função das interjeições no texto.
-Identificar a pontuação usada nas interjeições.
-Compreender o conceito de substantivos epicenos,comum de dois
gêneros e sobrecomuns.
-Aplicar corretamente o gênero desses substantivos.
-Compreender o uso da vírgula.
-Empregar corretamente a vírgula nos vocativos.
-Compreender e identificar adjetivos pátrios relacionados a cada
estado brasileiro.
-Identificar adjetivos em frases e textos,percebendo a diferença
entre adjetivos e locução adjetiva.
-Conhecer alguns advérbios.
-Classificar advérbios.
-Perceber a função dos advérbios em textos.
-Compreender o conceito de locução adverbial.
-Perceber a função dos pronomes pessoais de tratamento.
-Conhecer os pronomes pessoais de tratamento e suas principais
abreviaturas.
-Empregar corretamente os pronomes pessoais de tratamento.
-Conhecer e compreender o conceito de pronomes demonstrativos e de
pronomes possessivos.
-Identificar verbos no presente,pretérito e futuro.
-Reconhecer verbos no infinitivo.
-Compreender o que indicam os verbos nos modos indicativo ,subjuntivo
e imperativo.
-Empregar corretamente o verbo.
-Participar de situações que envolvam os usos da linguagem nas
diversas interações do cotidiano escolar.
- experiências vividas, respeitando a seqüência temporal e causal.
-Recontar histórias conhecidas, apropriando-se das características do
texto modelo.
-Ser capaz de escrever bilhetes, avisos,cartas.
-Reproduzir de memória jogos verbais, participando de brincadeiras
tradicionais.
-Recitar poemas, explorando o plano expressivo da linguagem oral.
-Escrever poesias com jogos de palavras rimadas.
-Atuar em jogos dramáticos improvisados ou em peças ensaiadas
previamente.
-Participar em debates, desenvolvendo a capacidade argumentativa.
-Expor temas preparados previamente.
-Produzir textos (coletivos, em duplas ou individuais), ditando-os ao
professor ou escrevendo de próprio punho a partir dos conhecimentos de que
dispõe sobre o sistema de escrita da língua portuguesa:
-Transcrevendo textos que saiba de memória;
-Reproduzindo textos, apropriando-se das características do gênero;
-Produzindo texto a partir do decalque de modelos;
-Produzindo textos de autoria a partir de necessidades e escolhas
pessoais.
-Retomar o texto para saber o que já está escrito e o que ainda falta
escrever.
-Apropriar-se das diferenças entre a modalidade oral e a escrita da
língua, considerando o gênero e a situação de interação.
-Realizar várias versões de um mesmo texto, quando necessário.
-Reescrever histórias ouvidas, fazendo o detalhamento dos fatos.
|
OBJETIVOS
DE MATEMÁTICA
|
NÚMEROS
-Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal,
para leitura
e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais
de
qualquer ordem de grandeza.
-Reconhecer e fazer leitura de
números racionais no contexto diários nas
representações fracionária e decimal.
- Explorar diferentes
significados das frações em situações-problema: parte e
todo, quociente e razão.
- Escrever números racionais de
uso freqüente nas representações fracionária e
decimal e localizar alguns deles na reta numérica.
-Comparar e ordenar números
racionais de uso freqüente nas representações
fracionária e decimal.
- Identificar e produzir
frações equivalentes, pela observação de representações
gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
OPERAÇÕES
-Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema,
compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.
-Resolver adições com números
naturais, por meio de estratégias pessoais e do
uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e da
calculadora,
e usar métodos de verificação e controle de resultados pelo uso do
cálculo mental ou da calculadora.
- Resolver subtrações com
números naturais, por meio de estratégias pessoais e
do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e da
calculadora, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo
uso do cálculo
mental ou da calculadora.
- Resolver multiplicações com
números naturais, por meio de técnicas operatórias
convencionais, do cálculo mental e da calculadora, e usar estratégias
de verifica-
ção e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da
calculadora.
- Resolver divisões com números
naturais, por meio de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental e
da calculadora, e usar estratégias de verificação
e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da
calculadora.
-Analisar, interpretar, formular
e resolver situações-problema, compreendendo
diferentes significados da adição e subtração envolvendo números
racionais
escritos na forma decimal.
-Calcular o resultado da
adição e subtração de números racionais na forma decimal, por meio de estratégias
pessoais e pelo uso de técnicas operatórias
convencionais.
- Resolver problemas que
envolvem o uso da porcentagem no contexto diário,
como 10%, 20%, 50%, 25%.
-Identificar as possíveis
maneiras de combinar elementos de uma coleção de
objetos e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.
-Explorar a idéia de
probabilidade em situações-problema simples.
ESPAÇO E FORMA
-Descrever, interpretar e
representar por meio de desenhos a localização ou a
movimentação de uma pessoa ou um objeto.
-Reconhecer semelhanças e
diferenças entre poliedros (como os prismas, as
pirâmides e outros)
- Identificar relações entre o
número de elementos – como faces, vértices e arestas – de um poliedro.
-Explorar planificações de
alguns poliedros e corpos redondos.
- Identificar semelhanças e
diferenças entre polígonos, considerando seu número
de lados e de ângulos.
- Compor e decompor figuras
planas e identificar que qualquer polígono pode ser
composto a partir de figuras triangulares.
-Ampliar e reduzir figuras
planas pelo uso de malhas quadriculadas.
GRANDEZAS E
MEDIDAS
- Utilizar unidades usuais de
tempo e temperatura em situações-problema.
- Utilizar unidades usuais de
temperatura em situações-problema.
- Utilizar o sistema monetário
brasileiro em situações-problema.
- Utilizar unidades usuais de
comprimento, massa e capacidade em situações problema.
- Calcular perímetro de figuras
desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
-Compreender a área como a
medida da superfície de uma figura plana.
-Calcular área de retângulos
ou quadrados desenhados em malhas quadriculadas ou não.
-Resolver situações-problema
que envolva o significado de unidades de medidas
de superfície.
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
- Resolver situações-problema
utilizando dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas
simples ou tabelas de dupla entrada.
- Resolver situações-problema
em que os dados são apresentados por meio de
gráficos de colunas ou gráficos de barras.
- Ler informações apresentadas
de maneira organizada por meio de gráficos de linha.
-Ler informações apresentadas
de maneira organizada por meio de gráficos de
setor.
-Construir tabelas e gráficos
para apresentar dados coletados ou obtidos em
textos jornalísticos.
|
OBJETIVOS
DE ARTES
|
-Valorizar a cultura popular;
-Desenvolver, aplicar a percepção espacial ( capacidade de ver e
observar o mundo que o cerca) ;
-Criar composições artísticas utilizando recorte e colagem;
-Explorar e identificar elementos artísticos ampliando o
repertório da comunicação visual e tátil;
-Desenvolver a coordenação e a
criatividade através da expressão do desenho.
-Orientar o uso de curvas, linhas e
pontos.
-Estimular a composição de estórias
e textos partindo de recortes e colagens.
-Identificar as cores primárias e
as misturas que resultam em cores secundárias.
-Desenvolver noções fundamentais de
dobraduras
-Expressar-se através da construção
de maquetes observando a proporcionalidade.
-Expressar-se de forma coerente
fazendo uso da expressão oral e corporal.
|
OBJETIVOS
DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
|
-Manifestar suas preferências, seus desejos
e desagrados;enfrentar os medos das perdas e sentimentos de frustrações;
-Desenvolver relações sócio afetivas;
-Desenvolver autonomia mediante realização de
algumas ações simples do cotidiano, sozinho;
-Fortalecer sua auto-estima estabelecendo
vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
-Exercitar suas possibilidades de enfrentar
novos desafios.
-Exercitar o silêncio interior como forma
de ir aprendendo a ouvir, respeitar, valorizar e partilhar com o outro os
pontos de vista convergentes e divergentes.
-Conversar espontaneamente, manifestando
suas preferências, seus desejos e desagrados, escutando o outro com atenção.
-Compartilhar com o outro suas dúvidas.
-Descobrir sozinho formas de resolver
situações-problema do cotidiano escolar, refletindo sobre ações corriqueiras.
-Estabelecer diálogos, expressando-se com
clareza, convicção, entendendo os diferentes pontos de vista.
-Identificar e nomear os símbolos mais
significativos de cada tradição religiosa, principalmente do seu contexto
social demonstrando interesse e respeito.
-Compreender o outro a fim de melhor se
compreender.
-Construir seu conhecimento a partir da
observação do que constata, pela reflexão do que observa e pela informação
sobre o que reflete.
-Despertar para a importância da relação
com o outro, da vida e tudo que a envolve.
-Aperfeiçoar as relações interpessoais,
tendo segurança de seus juízos de valores
-Identificando situações de discriminações
e preconceitos possibilitando mudanças comportamentais.
-Dar importância ao diálogo na construção
do conhecimento sobre si e sobre o outro.
-Desenvolver atitudes de interesse e
curiosidade em relação à religião do outro.
-Exercitar suas possibilidades de enfrentar
novos desafios e sentimentos de frustrações.
-Agir com autonomia na realização de
tarefas simples do cotidiano.
-Estabelecer relações sócio afetivas,
fortalecendo sua auto-estima.
|
OBJETIVOS
DE CIÊNCIAS
|
· Reconhecer a interligação entre os sistemas, identificando os
órgãos
que compõem estes sistemas;
· Compreender por que precisamos nos alimentar e o que os alimentos
fornecem;
· Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis;
· Identificar a importância da classificação no estudo dos animais,
reconhecendo as características usadas para classificar os principais
grupos de animais vertebrados e invertebrados estabelecendo relações
entre os esqueletos e formas de reprodução encontrada nesses animais;
· Compreender o processo da fotossíntese e que as plantas precisam de
energia para viver;
· Identificar como as plantas se reproduzem;
· Perceber a existência de outros seres vivos, além das plantas e dos
animais;
· Reconhecer a importância da decomposição na natureza;
· Identificar os componentes de um ecossistema que estão relacionados
entre si;
· Reconhecer a importância da alimentação para os seres vivos;
· Compreender que existem materiais naturais e materiais artificiais
e
que conhecer as características destes materiais é fundamental para
usá-los adequadamente;
· Reconhecer que a máquina permite a realização de um trabalho com
menos esforço;
· Perceber a importância da luz e do calor para a sociedade humana;
· Identificar os principais astros do sistema solar e suas
características;
· Conscientizar-se da importância da nutrição e da higiene para a
manutenção de um corpo saudável;
· Relacionar conceitos aprendidos em sala de aula com o cotidiano;
· Compreender que os alimentos industrializados passam por processos
de transformação e a importância de sua conservação.
-Compreender e tomar decisões acerca das questões científicas do meio
em que vivemos,
defendendo os interesses da sociedade;
· Reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo que
colabora para a compreensão do mundo e suas transformações;
· Desenvolver uma postura crítica e responsável em relação aos
diferentes problemas de higiene, saúde e preservação ambiental;
· Valorizar e respeitar o corpo humano, adquirindo hábitos saudáveis
e contribuindo para o
crescimento coletivo;
· Adotar uma postura mais atuante e comprometida com o meio onde
vivemos.
|
OBJETIVOS
DE HISTÓRIA
|
-Conhecer a história do município relacionando-a
com a História de do Brasil.
-Identificar fatos importantes da nossa história
relacionando com a chegada dos portugueses.
-Valorizar a raça indígena,conhecendo seu modo
de viver e a influência dos mesmos em nossa cultura.
-Conhecer a composição e atribuições dos
poderes na administração municipal;
- Conhecer as leis que regem o município; - Reconhecer os grupos formadores da população do município;
-Compreender emigração diferenciando de
imigração.
- Seriar as diferentes imigrações que deram origem à formação do município; - Conhecer os aspectos marcantes da arquitetura do município; - Conhecer os símbolos do município.
-Compreender a cultura local.
|
OBJETIVOS
DE GEOGRAFIA
|
-Reconhecer a importância dos mapas, plantas e
legendas;
- Elaborar legenda simples; - Identificar elementos de um mapa; - Identificar diferentes tipos de espaço do Município; - Localizar o município no estado, país e continente; - Diferenciar conceitos de fronteiras e limites; - Elaborar mapas do município; - Identificar funções do espaço urbano e rural; - Caracterizar principais aspectos físicos do município - Reconhecer que a atividade agropecuária transforma o relevo;
-Identificar os principais tipos de relevos.
_Compreender o ciclo da água na natureza.
- Reconhecer a importância dos rios; - Relatar as mudanças ocorridas na paisagem do município; - Valorizar as atividades turísticas do município; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário