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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROJETO:DIGA NÃO AO BULLYING.



Projeto acadêmico apresentado como requisito parcial para a obtenção de créditos na disciplina de Inspeção Escolar, do curso Especialização: Gestão Escolar, sob a orientação da Professora Maria Divina de Menezes.


Dedicatória

Dedicamos este trabalho a todos que empenharam, em especial, aos servidores e alunos da Escola Municipal Tancredo Neves.


Agradecimentos


            Agradecemos primeiramente a DEUS, razão de nossas existências pois sem ele, nada somos e nada podemos realizar.

            Agradecemos à diretora da instituição escolar, Rosaura, aos professores e demais servidores da educação, que acreditaram e realizaram as ações concretas.

            Aos alunos que empenharam nas realizações das atividades desenvolvidas em sala de aula.
           
            Aos pais e comunidade que abraçaram a campanha.

            Enfim, aos amigos, colegas e a todos aqueles que colaboram direta ou indiretamente para que este trabalho acontecesse. Aqueles que acreditaram nosso, muito obrigado!


APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Neves, em todas as turmas, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.


INTRODUÇÃO


Diariamente, alunos do mundo inteiro sofrem com um tipo de violência que vem disfarçada em modo de “brincadeira”. Esses comportamentos, que até há pouco tempo eram considerados inofensivos, podem originar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, causando desde queda na autoestima, até em casos mais extremos, o suicídio. Tal problemática vem se disseminando largamente nos últimos anos.
O fenômeno bullying, como é conhecido, adota aspectos preocupantes, tanto pelo seu aumento, quanto por abranger faixa-etária, cada vez mais baixas, referente aos primeiros anos de escolaridade. Dados recentes apontam no sentido da sua disseminação por todas as classes sociais e uma tendência para um crescimento acelerado desse comportamento com o avanço da idade, da infância à adolescência. Embora de maneira incipiente, mas cada vez mais, o bullying tem chamado a atenção de todos aqueles que trabalham com educação e saúde. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o completo desenvolvimento de crianças e adolescentes, capacitando-os a uma convivência social sadia e segura.
A fim de prevenir e combater o fenômeno, é fundamental que se construa uma educação que não se restrinja a ensinar exclusivamente o conteúdo programático, mas também onde se eduquem as crianças e adolescentes para a prática de uma cidadania justa.
A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.
Discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores.
Os educandos do ensino fundamental, apresentam comportamentos que ferem o regimento escolar. Devido a esses comportamentos os professores, a articuladora, os coordenadores e o diretor vêem a necessidade de trabalhar o tema bullying na escola.
Precisamos buscar alternativas e atividades que desenvolvam o tema proposto, que valorize e contribua para construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel da escola. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando, tais mudanças de comportamentos.
Acreditamos que se levar os problemas da turma para discussão e reflexão podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Conscientizar e prevenir esse grande mal, “O Bullying” que começa com brincadeiras de mau gosto, apelidos, implicâncias, xingamentos e se estende à total violência, seja ela física, verbal ou virtual.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Esclarecer o que é Bullying;
·         Estimular os alunos a avisar sempre que ocorrer Bullying;
·         Divulgar o Bullying em sala de aula e estimular os alunos a ter atitudes de prevenção na busca de soluções;
·         Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do Bullying;
·         Esclarecer desde já que a prática do Bullying não será tolerada na escola;
·         Conscientizar a comunidade escolar (pais ou responsáveis), sobre qualquer atitude diferente dos filhos, ficarem atentos e procurar a direção da escola, visando um trabalho coletivo no combate a essa prática;
·         Desenvolver a leitura e a escrita.
MISSÃO

A busca da valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização, enquanto cidadão e cidadã.


VISÃO

Visa incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas conseqüências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente, ao desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.


VALORES

            Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.


META

A meta principal é erradicar esse nocivo fenômeno social, que vem causando irreparáveis prejuízos a um número expressivo e cada vez maior de alunos e disseminar a cultura de paz em nossas escolas.
Promover a inclusão e a integração dos alunos às dimensões da paz pessoal, da paz com o outro e com o meio ambiente, orientados pelo princípio da cooperação, solidariedade, tolerância e do respeito às diferenças.


DESENVOLVIMENTO


O Projeto foi desenvolvido em sala com orientação dos professores na confecção de frases, poemas, poesias, acrósticos, produções de textos, cartazes, amostras de paródias, teatro e palestras, envolvendo o tema “Diga não ao Bullying”. A carreata foi realizada  com a participação dos alunos e professores, com faixas, caminhando no bairro, mobilizando toda a comunidade para a participação da mesma. Os alunos do 2º ano apresentaram painéis com gravuras e frases; 3º ano- acrósticos; 4º ano e 5º ano- produção de textos, poesia, poemas; 6º e 7º ano – cartazes, divulgação, paródia, dança, teatro.
A culminância do projeto foi no dia 02 e 03 de junho do corrente ano.


AVALIAÇÃO

            A avaliação será composta de observação e análise no decorrer das atividades em sala de aula, avaliando o interesse dos alunos e a concientização dos mesmos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao propormos trabalhar com a temática bullying em nossa escola, levamos em consideração a necessidade e urgência de contextos de discussão, reflexão e ação, em torno do assunto, enfatizando a cultura de paz e respeito aos direitos fundamentais do ser humano e,  ainda, a valorização da troca de experiências como forma de aprendizagem, de acatamento ao pensamento e à produção do outro, instituindo uma visão solidária das relações humanas, a partir do contexto em sala de aula.
Acreditávamos ser possível encontrar caminhos para ressignificar as relações humanas, tanto no cotidiano escolar quanto na vida em sociedade, e foi o que conseguimos alcançar com nosso trabalho.
Em resumo, apontamos que a maioria dos fatores que podem traçar um possível perfil das crianças e jovens, envolvidos em práticas de bullying, perpassa questões de autoestima que, muitas vezes, remontam, por exemplo, a históricos de maus tratos, omissão de pais e professores, abandono familiar na primeira infância e carência afetiva.
Dessa maneira, devemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que estabelecemos com nossos alunos e  alunas e o compromisso que temos com a educação, para que possamos tomar a iniciativa de interferir no momento adequado e de maneira adequada, facilitando as aprendizagens, num ambiente onde haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.
Defendemos que o papel da escola não é tão somente o de “ensinar”, conforme a concepção equivocada que ainda vigora na sociedade atual, mas sim o de criar situações de aprendizagens que promovam o desenvolvimento individual e coletivo dos educandos.
Para isso, saber conviver, na escola e fora dela, é fator fundamental para sermos cidadãos, numa sociedade que se pretende justa e democrática.
  

REFERÊNCIA

Bullying:cartilha2010-Justiçanasescolas.Disponívelem: http://www.cnj.jus.br/images/Justica_nas_escolas/cartilha_web.pdf

Bullyingnãoébrincadeira-Portal do professor. 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2147


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