Projeto
acadêmico apresentado como requisito parcial para a obtenção de créditos na
disciplina de Inspeção Escolar, do curso Especialização: Gestão Escolar, sob a
orientação da Professora Maria Divina de Menezes.
Dedicatória
Dedicamos
este trabalho a todos que empenharam, em especial, aos servidores e alunos da
Escola Municipal Tancredo Neves.
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a DEUS,
razão de nossas existências pois sem ele, nada somos e nada podemos realizar.
Agradecemos à diretora da
instituição escolar, Rosaura, aos professores e demais servidores da educação,
que acreditaram e realizaram as ações concretas.
Aos alunos que empenharam nas
realizações das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Aos pais e comunidade que abraçaram
a campanha.
Enfim,
aos amigos, colegas e a todos aqueles que colaboram direta ou indiretamente
para que este trabalho acontecesse. Aqueles que acreditaram nosso, muito
obrigado!
APRESENTAÇÃO
Este projeto será
desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Neves, em todas as turmas, tendo como
temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade
em geral.
Bullying é uma situação
que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de
maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem
origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo
sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão,
intimidação, humilhação e maltrato.
Pretende-se discutir com
este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como
bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no
espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre
os envolvidos no projeto.
INTRODUÇÃO
Diariamente,
alunos do mundo inteiro sofrem com um tipo de violência que vem disfarçada em
modo de “brincadeira”. Esses comportamentos, que até há pouco tempo eram
considerados inofensivos, podem originar sérias conseqüências ao
desenvolvimento psíquico dos alunos, causando desde queda na autoestima, até em
casos mais extremos, o suicídio. Tal problemática vem se disseminando
largamente nos últimos anos.
O
fenômeno bullying, como é conhecido, adota aspectos
preocupantes, tanto pelo seu aumento, quanto por abranger faixa-etária, cada
vez mais baixas, referente aos primeiros anos de escolaridade. Dados recentes
apontam no sentido da sua disseminação por todas as classes sociais e uma
tendência para um crescimento acelerado desse comportamento com o avanço da
idade, da infância à adolescência. Embora de maneira incipiente, mas cada vez
mais, o bullying tem chamado a atenção de todos aqueles que trabalham com
educação e saúde. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma
necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o completo
desenvolvimento de crianças e adolescentes, capacitando-os a uma convivência
social sadia e segura.
A
fim de prevenir e combater o fenômeno, é fundamental que se construa uma
educação que não se restrinja a ensinar exclusivamente o conteúdo programático,
mas também onde se eduquem as crianças e adolescentes para a prática de uma
cidadania justa.
A prática do Bullying,
tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais
atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.
Discutir as questões
ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante,
pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorra nas unidades
escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e
responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na
escola.
A popularidade do
fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as
reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras
ofensivas foram tomando proporções maiores.
Os educandos do ensino
fundamental, apresentam comportamentos que ferem o regimento escolar. Devido a
esses comportamentos os professores, a articuladora, os coordenadores e o
diretor vêem a necessidade de trabalhar o tema bullying na escola.
Precisamos buscar
alternativas e atividades que desenvolvam o tema proposto, que valorize e
contribua para construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel
da escola. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral de
seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos
de valores, viabilizando e sensibilizando o educando, tais mudanças de
comportamentos.
Acreditamos que se levar
os problemas da turma para discussão e reflexão podemos amenizar a situação,
assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o
nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Conscientizar e prevenir
esse grande mal, “O Bullying” que começa com brincadeiras de mau gosto,
apelidos, implicâncias, xingamentos e se estende à total violência, seja ela
física, verbal ou virtual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Esclarecer
o que é Bullying;
·
Estimular
os alunos a avisar sempre que ocorrer Bullying;
·
Divulgar
o Bullying em sala de aula e estimular os alunos a ter atitudes de prevenção na
busca de soluções;
·
Interferir
diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do Bullying;
·
Esclarecer
desde já que a prática do Bullying não será tolerada na escola;
·
Conscientizar
a comunidade escolar (pais ou responsáveis), sobre qualquer atitude diferente
dos filhos, ficarem atentos e procurar a direção da escola, visando um trabalho
coletivo no combate a essa prática;
·
Desenvolver
a leitura e a escrita.
MISSÃO
A busca da valorização do
ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem,
que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização, enquanto
cidadão e cidadã.
VISÃO
Visa incentivar a escola
a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo,
intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder
entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a
existência desse problema e suas conseqüências, objetivando atender ao direito
de toda criança e adolescente, ao desenvolver-se em um ambiente seguro e
salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e
de suas diferenças.
VALORES
Perceber a importância do outro na
nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes
de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades
especiais, as crianças de outras raças e culturas.
META
A meta principal é
erradicar esse nocivo fenômeno social, que vem causando irreparáveis prejuízos
a um número expressivo e cada vez maior de alunos e disseminar a cultura de paz
em nossas escolas.
Promover a inclusão e a
integração dos alunos às dimensões da paz pessoal, da paz com o outro e com o
meio ambiente, orientados pelo princípio da cooperação, solidariedade,
tolerância e do respeito às diferenças.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto foi
desenvolvido em sala com orientação dos professores na confecção de frases,
poemas, poesias, acrósticos, produções de textos, cartazes, amostras de
paródias, teatro e palestras, envolvendo o tema “Diga não ao Bullying”. A carreata
foi realizada com a participação dos
alunos e professores, com faixas, caminhando no bairro, mobilizando toda a
comunidade para a participação da mesma. Os alunos do 2º ano apresentaram
painéis com gravuras e frases; 3º ano- acrósticos; 4º ano e 5º ano- produção de
textos, poesia, poemas; 6º e 7º ano – cartazes, divulgação, paródia, dança,
teatro.
A culminância do projeto foi
no dia 02 e 03 de junho do corrente ano.
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de
observação e análise no decorrer das atividades em sala de aula, avaliando o
interesse dos alunos e a concientização dos mesmos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao propormos trabalhar
com a temática bullying em nossa escola, levamos em consideração a necessidade
e urgência de contextos de discussão, reflexão e ação, em torno do assunto, enfatizando
a cultura de paz e respeito aos direitos fundamentais do ser humano e,
ainda, a valorização da troca de experiências como forma de aprendizagem, de
acatamento ao pensamento e à produção do outro, instituindo uma visão solidária
das relações humanas, a partir do contexto em sala de aula.
Acreditávamos ser
possível encontrar caminhos para ressignificar as relações humanas, tanto no
cotidiano escolar quanto na vida em sociedade, e foi o que conseguimos alcançar
com nosso trabalho.
Em resumo, apontamos que
a maioria dos fatores que podem traçar um possível perfil das crianças e jovens,
envolvidos em práticas de bullying, perpassa questões de autoestima que, muitas
vezes, remontam, por exemplo, a históricos de maus tratos, omissão de pais e
professores, abandono familiar na primeira infância e carência afetiva.
Dessa maneira, devemos
refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que
estabelecemos com nossos alunos e alunas e o compromisso que temos com a
educação, para que possamos tomar a iniciativa de interferir no momento
adequado e de maneira adequada, facilitando as aprendizagens, num ambiente onde
haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.
Defendemos que o papel da
escola não é tão somente o de “ensinar”, conforme a concepção equivocada que
ainda vigora na sociedade atual, mas sim o de criar situações de aprendizagens
que promovam o desenvolvimento individual e coletivo dos educandos.
Para isso, saber
conviver, na escola e fora dela, é fator fundamental para sermos cidadãos, numa
sociedade que se pretende justa e democrática.
REFERÊNCIA
Bullying:cartilha2010-Justiçanasescolas.Disponívelem: http://www.cnj.jus.br/images/Justica_nas_escolas/cartilha_web.pdf
Bullyingnãoébrincadeira-Portal do
professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2147
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2147
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