Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Língua Portuguesa



1)Observe as ilustrações abaixo e marque com um X no livro em que as palavras são organizadas em ordem alfabética.
colocar desenhos de livros

2) Marque com um X a seqüência que representa as palavras escritas em ordem alfabética corretamente.
( ) dama-gato-igreja-macaco
( ) avião- bala-zebra-mala
( )cão- arara-bule-navio


3) Marque com um X onde aparecem todas as palavras com encontro vocálico.
( ) ponteiro,mãe,patinho
( ) porto, braço,anão
( )rua,fileira,boi


4) As palavras: ponteiro, brinquedos e macaco são trissílabas ,isto significa que elas possuem:
( ) O mesmo número de sílabas;
( ) Possuem quantidades de sílabas diferentes;
( ) Possuem o mesmo número de letras;


5) Leia o texto abaixo com muita atenção.


1º Aninho


Eu Ana Rita, convido você para vir comemorar comigo o meu primeiro aniversário.
Sua presença me deixará muito feliz!
Beijos.
Local:Recanto Encantado,309
Horário:19:00 hs
Data:28/02/2010

O texto ao lado é um:
( ) Um bilhete;
( ) Uma carta;
( ) um convite.

6)Leia a tirinha a seguir e responda a questão.
colar uma tirinha

Assinale a afirmativa correta:
( ) Chico Bento tem esperança de que as pessoas aprendem a respeitar a natureza;
( ) Goiaba, jaca, manga são legumes;
( ) No Brasil não há desmatamento.

7) Leia, com atenção, este poema.
          Meu amigão

Não dá para viver sem amigos
Do lado de tudo que eu faço.
Por mais que eu procure abraçar,
O amigo é maior que o abraço.

Pedro Bandeira


De acordo com esse poema, não podemos viver sem:

( ) Amigos; ( ) Dinheiro; ( ) Comida.


8)Observe a cena abaixo e responda


a) A que gênero pertence o texto acima?
________________________________

b) Por que os personagens do texto estão diferentes no 2º quadrinho?
_________________________________

c) O que provoca o efeito de humor no texto acima?
__________________________________


9)Leia o texto abaixo com bastante atenção!

A Sementinha

Dentro de um bagaço de laranja, já bastante ressecado, vivia uma sementinha.
_ Que tristeza! _ diziam todos. _ Vai morrer ali sozinha.
_ Que nada! _ dizia ela. _ Eu vou sair deste bagaço e viverei para sempre! Só estou esperando um vento forte para me levar.
Um dia, passou um vento forte e ... zum ! Levou a pequena semente e a depositou num bom terreno.
_ Não falei? _ disse a sementinha. _ Dentro em breve, vai brotar de mim uma laranjeira que dará lindas flores e saborosos frutos. Eles alimentaram muitas crianças.
E deitou-se na terra fofa e macia para receber as lágrimas da chuva sobre seu rostinho seco.

(D’Olim Marote. A sementinha. Editora Ática – 1993.)‏

A quem se referem as expressões marcadas no texto

a) ali: _______________________________________
b) ela: _______________________________________
c) eles: ______________________________________


10)Hoje haverá uma avaliação e você amanheceu com febre. Escreva um bilhete para sua professora, explicando o motivo de sua falta e pedindo a ela para fazer a avaliação em outro dia.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BEIJOS!

Nenhum comentário: