Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PROJETO DE LEITURA

PROJETO DE LEITURA

PÚBLICO ALVO :Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

PÉRIODO:Março à Novembro.

“O tempo dedicado ao trabalhado com o texto não é perdido. É investimento no principal papel da escola, é o que ela deve fazer; preparar leitores e escritores competentes.”

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que nossos alunos ainda são portadores de dificuldades de leitura, interpretação e ortografia, vamos dar ênfase e fazer um trabalho diferenciado, envolvente e prazeroso, onde o aluno será capaz de ampliar suas capacidades.


LEMBRE-SE QUE...

Ensinar o aluno a ler não é responsabilidades apenas dos professores de Língua Portuguesa ou das séries iniciais. É possível ensinar a ler em História,Ciências,Matemática e Geografia. Afinal, grande parte do conhecimento, qualquer que seja este, é adquirido por meio das habilidades de leitura e compreensão dos diferentes gêneros textuais . Qualquer professor é professor de linguagem, especialmente da usada em sua área.É claro que a forma como se lê um texto varia mais de acordo com o objetivo proposto do que com o gênero, mas você pode ajudar o aluno a entender o conteúdo, esclarecendo termos específicos de sua área e fazendo questões problematizadoras.


OBJETIVOS

.Desenvolver a expressão verbal.
.Desenvolver a criatividade.
.Ampliar o gosto pela leitura.
.Escrever corretamente.
.Ler e buscar informações.
.Empregar corretamente letras maiúsculas e minúsculas.
.Empregar corretamente os sinais gráficos.
.Formular com coerência frases e textos.
.Ler, compreender e relacionar com o cotidiano os textos lidos .
.Reconhecer diferentes gêneros textuais.

DESENVOLVIMENTO

.Trabalhar recortes de palavras. Colar , escrever novamente, separar as sílabas e escrever uma frase usando a palavra trabalhada.
.Recortar palavras, e com elas colar formando textos e completando a palavras escritas.
.Trabalhar o treino ortográfico.
.Dar ditado diariamente
.Trabalhar os vários tipos de gêneros textuais como : ler livros de literatura, revistas, leituras recortadas, jornais e panfletos,gibis, receitas, anedotas,etc.
.Hora do conto,reconto.
.Fazer cartazes com dificuldades ortográficas e sempre fazer a leitura.
.Fazer relação de escrita de palavras, com uma palavra chave fixada.
.Sempre fazer cartazes de leituras , poesias, parlendas, como suporte de leituras.
.Trabalhar cópias dirigidas (observando parágrafos, acentuação, letras maiúsculas e minúsculas, traçado de letras, separação de sílabas, outros).
.Dar as complexidades em um quadro, e leitura com lacunas para ser completadas e lidas.
.Ditado relâmpago das dificuldades.
.Formular frases.
.Leitura individual e coletiva.
.Histórias fatiadas.
.Produzir textos de gravuras , individual e coletivas.
.Bingo de palavras.
.Pedir que os alunos tragam algo de casa e leiam para os colegas( pequenos textos, palavras e questionar a ortografia)
.Selecionar e organizar os textos em função das possibilidades dos alunos e dos objetivos de ensino , organizar a ordem em que eles serão apresentados.
.Antes da turma ler o professor deve explicar a idéia central do texto e deixar claro o objetivo da leitura.
.Formular questões problematizadoras cujas respostas deverão estar no texto ou perguntar se alguém tem alguma curiosidade sobre o tema.
.Escolher entre a organização ascendente (primeiro a leitura individual ou em dupla e depois compartilhada) ou descendente (primeiro a compartilhada, indicada quando os textos são complexos).
.Sugerir que os alunos grifem palavras- chave,ou que façam anotações(dúvidas,observações, novas idéias).
.Explicar conceitos difíceis.
.Aproveite as pausas durante a leitura compartilhada para fazer comentários e dar novas informações ,relacionando-as com o conteúdo.
.No fim do processo, retomar os aspectos mais importantes. Avaliar se as questões iniciais foram respondidas e o que mais aprenderam.
.Leitura e escrita devem estar juntas no estudo. De acordo com a série, solicitar que os alunos façam paráfrase, resumo, relatório, esquema ou fichamento de texto.

Roseli severino

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse projeto nos mostra a importância de cada um de nós professores de disciplinas diversificadas em trabalhar com a leitura voltada realmente para linguagem e não apenas a parte científica da ciências, geografia,etc. ADOREI!